Trudi Shoop

Trudi Shoop realizou um contributo único para a prática da dançoterapia integrando na sua intervenção a mímica e o humor e introduzindo o importante conceito da exteriorização de conflitos internos. Schoop acreditava que as pessoas eram “puxadas” por forças opostas e, desta forma, o movimento/dança, ofereciam uma via para libertar emoções e conflitos reprimidos. Ela utilizava a improvisação e o desempenho para “guiar “ os seus pacientes a exagerar na expressão das suas emoções na postura e no movimento e para determinar os extremos e as várias partes deles como um molde de caracteres.

Usou o seu grande sentido do drama e do humor, criando uma atmosfera de segurança, o jogo livre e o “afastar-se criativo”.

 

Bases teóricas da sua intervenção:

1- O Homem manifesta-se a si próprio no seu corpo. O corpo é a representação visual do ser total.

2- Mente e corpo estão em interacção constante e recíproca, pelo que, sejam quais forem as experiências corporais, estas influenciam o Self.

3- Quer os pensamentos e sentimentos sejam racionais ou irracionais, positivos ou negativos, dispersos ou unificados, conhecidos ou recalcados, o estado mental envolve o físico. Isto manifesta-se no alinhamento corporal, dado que o corpo está centrado nos seus padrões rítmicos, no seu tempo, sons, uso de tensão e energia, nas relações com o espaço, nas suas potencialidades para mudanças.

4- É através do corpo que a mente humana experiência e realidade. Os seus sentidos informam a sua mente do seu verdadeiro ser.

5- Mente e corpo estão fundidos pela sua acção recíproca. A sua interacção assegura a unidade humana.

Elementos Básicos do Movimento:

Respiração; Alinhamento; Centralização; Tensão; Ritmo; Uso do espaço.

Objectivos de uma sessão:

                 Identificação, por cada pessoa, das partes específicas do seu corpo que têm sido menos usadas por si e dirigir os seus movimentos para as funções destas partes; Estabelecer a relação unificada e interactiva entre corpo e mente, entre fantasia e realidade; Levar o conflito emocional subjectivo para uma forma objectiva, onde ele possa ser percebido e manuseado construtivamente; Uso de cada aspecto do movimento que incrementa a habilidade do individuo para se adaptar adequadamente ao seu meio e para se experienciar como um ser humano total.

Estrutura de uma Sessão:

1- Tema; 2- Warm Up ; 3-Instrução; 4-Expressão; 5-Criação de equilíbrio funcional; 6- Conclusão.

1- Tema (Uma disfunção em qualquer aspecto do corpo)

     a) – Representação física da disfunção (como é que é exibida pelo corpo?);

     b) – Representação psicológica da disfunção (que sentimentos podem ser associados com esta movimentação corporal?);

     c) – Oposições extremas das disfunções representadas física e psicologicamente;

     d) – Dispositivo de trabalho (correcção da disfunção através de exposição do seu extremo contraste).

2- Warm Up

    a) – Registo do modo apresentado pelo grupo e adaptação ou reajuste da sessão de acordo com o observado;

     b) -Introduções individuais (usando nomes, movimento, ritmos, batidos e sons);

     c) -Contacto de grupo (interacção por vários modos)

3 – Instrução

a) – No chão ou em pé (quais quer exercícios de dança para adequada exercitação da respiração, dos músculos, correcção de distorções e, em geral extensão do vocabulário corporal);

b) – No espaço (andamentos, corridas, saltos, rotações – e todos os movimentos que possam ser combinados em várias deslocações pelo espaço, com diferentes ritmos).

4 – Expressão (Relacionação do tema básico com situações de vida)

a) – Permitindo ao corpo do paciente experimentar a sua posição na vida;

b) – Permitindo ao corpo do paciente experimentar contrastes entre o estado do ser;

5 – Criação de Equilíbrio funcional entre os dois aspectos do tema:

Mudanças de nível de energia ente os extremos enquanto o corpo se aproxima do equilíbrio físico emocional.

6 – Conclusão

      Em qualquer forma de movimento, reforçar os dois aspectos do tema que foi trabalhado durante a sessão, procurando sempre levar o paciente a um estado de bem-estar.

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